Terremoto de magnitude 5,7 atingiu o leste do Japão

Um terremoto de magnitude 5,7 atingiu o leste do Japão às 7h24 min (hora local) dessa segunda-feira (25/02), informou a agência meteorológica do país. Em seguida houve pelo menos duas réplicas de média magnitude.

O terremoto, ocorrido às 16h23 (4h23 no horário de Brasília) teve epicentro entre as Províncias de Gunma e Tochigi, a cerca de 130 km a oeste de Tóquio (Lat. 36,89o e Long. 139,25o), a uma profundidade de 10 km. Chegou a balançar prédios em Tóquio, mas sem notícia de feridos ou de danos de monta, e sem alerta de tsunami.

 

Comentário:

A ilha de Honshu (ou Honxu), principal das ilhas do arquipélago japonês está situada sobre a confluência de três placas tectônicas, Placa do Pacífico, Placa Euroasiática (lado oriental) e Placa das Filipinas. A articulação entre elas gera se não a maior umas das maiores zonas sismogênicas e, sem dúvida, a maior zona de risco sísmico do planeta. Essas placas estão comprimidas entre si, gerando tensões que, liberadas, produzem ondas de choque suficientes para deformar a superfície do terreno. Caso as construções não estejam adaptadas para absorver essa deformação, vão responder à deformação por meio de fissuras e colapsos.

Placa do Pacífico – É uma placa litosférica essencialmente oceânica, com área de cerca de 70 milhões Km2.

Placa Euroásiatica Oriental – Essa placa contém o continente asiático e possui área aproximada de 40 milhões Km2. Forma uma zona de convergência com as placas das Filipinas e do Pacífico. É formada principalmente por litosfera continental, mas também pelo arco magmático do Japão e pela bacia de retro-arco (Mar do Japão), que em parte contém crosta oceânica.

Placa das Filipinas – Essa placa, com área de 7 milhões de Km2, está posicionada a leste das Filipinas, no Oceano Pacífico, e é formada essencialmente por litosfera oceânica. É a região de maior atividade vulcânica atual no planeta Terra.