TERREMOTOS EM SÃO PAULO!

 O estado de São Paulo já foi palco de terremotos perceptíveis e significativos, frutos inclusive de notícias em veículos da imprensa. 

fig.1terremotosp

Dias antes da Semana de Arte Moderna, acontecida em fevereiro de 1922 houve um terremoto em Mogi-Guaçu na madrugada de 27/01/1922, cuja magnitude foi de 5.1, tendo sido registrado, por lá, rachadura de casas, bem como deslocamento de alicerces e queda telhas de outras.

A própria cidade de São Paulo tremeu e uma morte por ataque cardíaco foi atribuída ao abalo sísmico. Objetos que ficavam presos às fachadas de prédios caíram nos passeios e o telhado de um prédio implodiu. Devido à explosão típica dos terremotos, o "Presidente" do Estado, Washington Luís, imaginou que estivesse havendo protestos com uso de dinamite e preparou a tropa para uma investida que não houve.

Um segundo evento registrado foi o terremoto de 2008, no domínio das bacias marginais brasileiras. O epicentro do abalo foi na Bacia de Santos que abriga campos petrolíferos em produção e reservas.

Ondas sísmicas de menor intensidade  chegaram a Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. O hipocentro (local de origem de um terremoto) foi em um ponto a 17 km abaixo do nível do mar. A cidade mais próxima do epicentro, 125 km ao norte, deu nome ao evento: Sismo de São Vicente.

 fig.2terremotosp

Local do sismo de 2008, segundo a USGS.