Interesse

Geologia Estrututal e Tectônica

A caracterização das deformações da crosta terrestre quanto a sua morfologia e mecanismos promotores é fundamental para a identificação de atividade neotectônica. A qualidade na descrição e mensuração da geometria das estruturas geológicas, a análise cinemática e posterior interpretação da origem dos esforços é uma preocupação constante em nossos estudos, uma vez que esta análise clássica embasa toda a fundamentação dos resultados posteriores. Aprimorar o conhecimento das técnicas existentes, pesquisar novos métodos e desenvolver conhecimento que contribua com este importante ramo das geociências é um um dos aspectos de maior interesse em nossos debates e discussões.

Geomorfologia

Alterações no relevo é uma das principais respostas à ação do presente stress na crosta, estando grande parte das mudanças nos sistemas geomorfológicos, em especial no sistema de drenagem, ligadas à ação dos movimentos neotectônicos. A importância da geomorfologia para o estudo da neotectônica está ligada até mesmo a definição proposta pela INQUA (Comissão de Neotectônica da Associação Internacional de Estudos do Quaternário) que entende como movimentos tectônicos “quaisquer movimento ou deformação do nível geodésico de referência, seus mecanismos, sua origem geológica, independentemente de sua idade”. A análise geomorfológica, principalmente por meio da utilização de parâmetros geomorfométricos e análise digital do relevo, compõem um dos principais métodos empregados em nossas pesquisas.

Geoaplicativos

A análise de modelos digitais de elevação (MDE) permite extrair diversos parâmetros geomorfométricos úteis na identificação da ação neotectônica/tectônica sobre o relevo. Embora comumente empregados, os métodos de identificação de anomalias de relevo e/ou drenagem possuem o inconveniente de demandar moroso trabalho manual. A dificuldade da análise manual constitui o principal óbice na abordagem regional, fato que motiva um especial interesse em desenvolver aplicativos que automatizem o reconhecimento de caracteristicas anômalas (Knickpoints, basculamento de bacias, delimitação de relevos homólogos, quebras de relevo entre outras). Nesse sentido, temos interesse no desenvolvimento de aplicativos, em especial escritos em linguagem python e executáveis na plataforma ArcGis, que rompam a limitação da identificação manual nos estudos neotectônicos.

SIG (Sistemas de informação geográfica)

A diversidade dos dados (geológicos, estruturais e geográficos entre outros) de fontes primárias e secundárias utilizados na análise neotectônica demandam uma organização sistematizada em um banco de dados e informações. A integração, armazenamento de forma segura, recuperação, acesso, manipulação e saída dos dados primários e secundários são critérios fundamentais em nossas pesquisas. Desta forma, além de manter um banco de dados que permite a análise em um SIG, somos parceiros e usuários dos sistemas desenvolvidos pelo Projeto Geotec.

Sensoriamento Remoto (SR)

O processamento de imagens ópticas e de radar é uma das principais fontes de dados utilizadas em nossos trabalhos, a caracterização geomorfológica, estrutural e de feições neotectônicas são apoiadas essencialmente nestes produtos. O emprego de PDI, aquisição e geração de subprodutos a partir de dados obtidos por SR configura uma área de grande interesse e pesquisa em nosso grupo.