Histórico

O interessse nos problemas relacionados à deformação crustal por atividade neotectônica e/ou tectônica do Cenozóico é presente desde década de 90 no Departamento de Geologia da UFPR, com foco nos maciços da Serra do Mar, na Bacia Sedimentar de Curitiba e na Bacia Sedimentar do Paraná (trabalhos desenvolvidos pelo LABAP).

A formalização da linha de pesquisa Morfotectônica e Neotectônica (saiba mais), por sua vez atrelada ao Grupo de Pesquisa Análise multitemporal, neotectônica e riscos geológico (saiba mais) junto ao CNPQ, data do ano de 2002 e foi motivada pelo surgimento de grandes projetos de pesquisa.

Um dos projetos pioneiro intitulado Geo-environmental dynamics of Pantanal-Chaco: multitemporal study and previsional modelling, teve duração de 4 anos e foi totalmente financiado pela União Européia. Participaram do projeto quatro países: Brasil (Departamento de Geologia da UFPR), Itália (Dipartimento di Scienze della Terra da Universidade de Siena), Portugal (Estação Zootécnica Nacional) e Paraguai (DIPRI-UNA).

Outro trabalho de referência foi Mapeamento Geomorfológico do Estado do Paraná, na escala 1:250.000, em convênio com a Mineropar (Minerais do Paraná S.A.), finalizado em 2006. Além de projetos financiados por agentes externos à UFPR, membros da linha de pesquisa realizaram trabalhos de graduação e pós-graduação com enfoque na abordagem neotectônica.

Atualmente, o projeto Neotectônica do Brasil (UNESP/Petrobras) apoia o grupo de pesquisa da UFPR, financiando os estudos realizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.